Anúncios

Chamada Dossiê: Públicos de cinema na América Latina e no Caribe

2024-12-17

Está aberta a chamada para submissão de artigos ao dossiê internacional “Públicos de cinema na América Latina e no Caribe”. Além de artigos, são bem-vindas contribuições relacionadas à temática para as seções Resenhas, Críticas e Traduções, Entrevistas e Fora de Quadro.

Prazo de envio: 17/02/2025

Organizadoras convidadas:
Ana Rosas Mantecón, Universidade Autônoma Metropolitana Iztapalapa, México
Bianca Salles Pires, Universidade Federal Fluminense, Brasil / Universidade Autônoma Metropolitana Iztapalapa, México
María Paz Peirano, Universidade do Chile / Universidade da Antuérpia, Bélgica

Saiba mais sobre Chamada Dossiê: Públicos de cinema na América Latina e no Caribe

Edição Atual

v. 13 n. 2 (2024): Rebeca 26
					Visualizar v. 13 n. 2 (2024): Rebeca 26

 

 

 

 

 

 

 

Dossiê Iracema, 50 anos depois

Imagem: Iracema, uma transa amazônica

Publicado: 2024-12-23

Editorial

  • Editorial

    Miriam de Souza Rossini, Luíza Beatriz Amorim Melo Alvim, Morgana Gama de Lima, Alex Ferreira Damasceno , Márcio Zanetti Negrini
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v13n2.1219

Apresentação do Dossiê

  • Iracema, 50 anos depois

    Denise Tavares, Alex Damasceno, Jamer Guterres de Mello
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v13n2.1206

Dossiê

  • Diálogo de imagens Iracema e Cinema Marginal

    Leonardo Bomfim Pedrosa, Juliana Costa
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v13n2.1186
  • A renovação da entrevista em Iracema e Retrato de uma paisagem

    Laecio Ricardo de Aquino Rodrigues
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v13n2.1152
  • Modulações entre documentário e ficção no filme Iracema - uma transa amazônica

    Gustavo Soranz
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v13n2.1161
  • Corpos em crise, territórios em disputa Reflexões sobre o road movie em Iracema - uma transa amazônica

    Régis Orlando Rasia
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v13n2.1150
  • Iracema - uma transa amazônica Um filme vigiado pela comunidade de informações

    Tânia Aparecida de Souza Vicente
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v13n2.1143
  • Objetificação da mulher e pathosformel do olhar masculino em Iracema - uma transa amazônica

    Gabriela Frota Reinaldo, Aluisio Ferreira de Lima, Aline Rebouças Azevedo Soares
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v13n2.1153
  • Cristais de sangue Resistência no cinema brasileiro feito por mulheres em uma análise implicada

    Karla Holanda
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v13n2.1181

Entrevistas

  • Memórias de um cineasta ativista Entrevista com Jorge Bodanzky

    Denise Tavares, Alex Damasceno, Jamer Guterres de Mello
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v13n2.1208
  • Orlando Senna Uma trajetória no cinema brasileiro e latino-americano

    Marco Túlio Ulhôa
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v13n2.1201
  • Cinema e História: uma proposta educativa Entrevista com Silvio Tendler

    Kênia Faria Brant , Robson Loureiro, Rafael Nogueira Costa
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v13n2.993
  • Cinema, moradia e ficcionalização Conversa com Bruno Carboni em torno de O teto sobre nós (2015)

    Bruno Leites, Isabelle do Pilar Mendes, Felipe Diniz
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v13n2.1066

Fora de Quadro

  • Uma biografia incompleta do filme Iracema - uma transa amazônica

    Orlando Senna
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v13n2.1207
  • Imagens ausentes e rememoração nos diários de David Perlov

    Raisa Christina Lima Saraiva
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v13n2.1045

Temáticas Livres

  • O falso amplificado Recursos sonoros em F for fake, de Orson Welles

    Ines Bushatsky
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v13n2.994
  • Ouvindo temporalidades queer A disjunção audiovisual em Blue (1993) e The Terence Davies trilogy (1983)

    Breno Alvarenga
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v13n2.1057
  • Resistência e Reversibilidade em Straub-Huillet

    Demétrio Rocha Pereira
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v13n2.1125
  • Gigi Vincente Minnelli entre o melodrama e o filme musical

    Luiz Fernando Coutinho
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v13n2.987
  • A literariedade em Jogo de cena Uma proposta de relação entre cinema e literatura

    Vitor Soster
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v13n2.974
  • Corpos ameaçadores na ficção científica brasileira As personagens femininas no filme O jardim das espumas (1970)

    Carolina de Oliveira Silva
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v13n2.1159
  • Contingências e atravessamentos de masculino e feminino climático no roteiro e no filme Interestelar

    Simão Farias Almeida
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v13n2.1015
  • Fruto do paraíso O sensorial e o profano de Věra Chytilová

    Luiza Wollinger Delfino, Esther Império Hamburger
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v13n2.1005
  • O processo de montagem dos filmes-diário de Jonas Mekas

    Tiago Ramos
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v13n2.989
  • Missivas Fronteira, identidade e memória na construção do documentário sobre Jane Vanini

    Sandro Luis Costa da Silva, Caroline de Oliveira Santos
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v13n2.950

Resenhas, Críticas e Traduções

  • Documentário: filmes, janelas e pêndulos Resenha

    Álvaro André Zeini Cruz
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v13n2.1085
  • Um festival e a cidade: uma investigação sobre o Festival Cinematográfico do Distrito Federal Resenha

    Igor Lemos Moreira
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v13n2.1033
  • No portal da eternidade: uma análise da cinebiografia de Vincent Van Gogh dirigida por Julian Schnabel Crítica

    Alane Melo da Silva
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v13n2.1018

Expediente

  • Expediente

    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v13n2.1215
Ver Todas as Edições